Agora que você já sabe com mais detalhes como será a primeira edição do TEDx Jundiaí, chegou a hora de descobrir um pouco sobre os temas e ideias compartilhadas em outras edições que ocorreram pelo Brasil. Diversos cantos do país receberam o evento licenciado pelo TED Talks e organizado de forma independente.
São Paulo foi a primeira cidade a recebê-lo, em 2009, mesmo ano em que o programa surgiu. Com o tema “O que o Brasil tem a nos oferecer ao mundo hoje?”, essa edição contou com a atriz e apresentadora Regina Casé como uma das palestrantes. Vários temas já foram discutidos ao longo dos anos, como “Educação”, e “Futuro do Trabalho”. No primeiro ano da pandemia, 2020, o ciclo de palestras foi realizado no formato drive-in. Em 2022 ele voltou a ser presencial, trazendo para o centro das discussões o tema “Reconexões”.
O interior paulista também acolheu os eventos do TEDx de braços abertos. Falando especificamente da cidade de Campinas, em 2011, foi realizado o TEDxUnicamp com o tema “A fronteira entre ciência e arte”. Em 2018, ocorreu a primeira edição do TEDxCampinas falando sobre “O presente do Amanhã”. Já São Carlos recebeu a primeira edição em 2012, o TEDxSanca “Gerações que geram ações”. Em 2019, o tema do TEDxSãoCarlos foi “Colisões”. Ainda falando de Sudeste, grandes cidades dessa região também já receberam o TEDx, como Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG).
Viajando um pouco mais acima no mapa do Brasil, o Nordeste se mostra bastante engajado quando o assunto é propagar novas ideias. Em 2019, a capital do Ceará, Fortaleza, discutiu o seguinte tema: “O futuro pode ser melhor do que você imagina”. Neste ano, em Salvador (BA) foi “Potências Criativas” e em João Pessoa (PB), “(re)pense”.
Falando em “Territórios”… O próximo destino, agora, é a região Norte, a mais extensa do Brasil, porque, depois de treze anos, Manaus receberá a sua segunda edição do TEDx. O ciclo de palestras está previsto para acontecer em outubro, com discussões relacionadas à sustentabilidade. A última edição foi realizada em 2010 com o tema “Qualidade de vida para todas as espécies”.
No Centro-Oeste brasileiro, Brasília houve também eventos TEDx como o AsaSul, em 2011, com o tema “Inovação: de olho no futuro que se faz hoje” e em 2015, na Universidade de Brasília, com discussões sobre “Brasília, um lugar de possibilidades”.
Por fim, na região Sul, a cidade de Blumenau (SC), já foi palco para grandes discussões, tratando de temas como “Conexões que quebram paradigmas”, “Cidades”, “Cidadania”, “Música”, “Amanhãs” e “Mundos”, com 21 eventos realizados até agora. Em 2023, a referência é a obra “Principia”, de Isaac Newton, para falar, de maneira geral, sobre encontros. No Rio Grande do Sul, a Universidade Vale dos Sinos (UNISINOS) é, desde 2011, palco de grandes ideias no que diz respeito, principalmente, à educação. O tema da última edição foi “(re)começos”.
Próximo destino: Jundiaí
Depois de percorrer grandes cidades, percebe-se que muitas discussões e reflexões foram levantadas e, certamente, o resultado disso foi o aprendizado e conhecimento compartilhados.
Com o tema Territórios, temos a certeza que não será diferente, já que a nossa principal proposta é ampliar as perspectivas desse assunto presente na rotina de todos.
Dando a você um pequeno spoiler do próximo assunto aqui no blog, para o embaixador do TEDx no Brasil, Mario Gioto, “o TEDxJundiaí poderá trazer novas perspectivas para essa ocupação, seja nesse exemplo seja em tantos outros. Além do repensar sobre os territórios atuais, o TEDxJundiaí poderá também tratar das intersecções entre territórios, tão necessárias para a criação de novas soluções para os desafios cada vez mais complexos da sociedade e da natureza”.
Até a próxima!